40 HORAS DE ABA
CURSO ONLINE 

Uma abordagem para FAMÍLIAS e PROFISSIONAIS de crianças com AUTISMO

O que são verdadeiramente essas 40 horas de ABA? É possível atingir essa carga de intervenção com nossas crianças? E fazer isso com recursos de tempo e dinheiro reduzidos? Veja o vídeo e entenda um pouco mais sobre esse curso.

Investimento de R$ 1.097,00
Em 6x no cartão, no boleto ou no Paypal.

ATENÇÃO ANTES DE SE INSCREVER

Importante: como se trata de um curso antigo, dois componentes do curso foram retirados por não terem mais sentido no contexto atual. No vídeo acima e em alguns vídeos durante o curso, falamos sobre os webinários. Estes foram retirados. O curso será adquirido com todo conteúdo dos módulos, porém sem os webinários ao vivo (que eram uma bate-papo o responsável). O segundo componente retirado, são os bônus também mencionados nos vídeos. Os bônus eram presentes para os inscritos na época que o curso foi lançado. Enfatizamos que o principal do curso permanece, estamos retirando apenas componentes satélites que não prejudicam em nada no conteúdo do curso.

Estrutura do Curso

Introdução da Meca Andrade

"Neste curso procurei apresentar de forma sintetizada as informações que reuni ao longo dos mais de 15 anos que trabalhei com planejamento, administração e implementação de intervenção comportamental intensiva (ABA) para indivíduos com autismo nos Estados Unidos.

O conteúdo do curso é dividido entre uma aula inaugural e quatro módulos que cobrem aspectos históricos, teóricos, técnicos e gerenciais do tratamento comportamental intensivo para crianças com autismo, visando garantir um mínimo de 40 horas de intervenção.

Planejei o conteúdo pensando tanto nas FAMÍLIAS que precisam desse serviço quanto nos PROFISSIONAIS que se esforçam para oferecê-lo. Tenho convicção que melhorando o entendimento que se tem do processo de intervenção comportamental, de ambas as partes, melhoraremos também a qualidade do trabalho e a relação cliente-profissional.

Como o conteúdo é realmente denso, as aulas foram previamente preparadas e gravadas para que o participante possa assistir as aulas quantas vezes quiser pelo período de um ano. 

Meca Andrade

Módulo I

Nesse módulo, visando oferecer um entendimento mais aprofundado da aplicação da análise do comportamento (ABA) no campo do autismo, exploro os aspectos históricos e teóricos da abordagem e de seu impacto nos serviços para pessoa com autismo.

Aula 1 - Nessa aula discutimos as razões pelas quais se fala em 40 horas de intervenção comportamental precoce como sendo o padrão ouro no tratamento de pessoas com autismo.

Aula 2 - Nessa aula faço uma caracterização da Análise do Comportamento Aplicada nos EUA e no Brasil, destacando suas características definidoras e os aspectos que a diferenciam de outras propostas de trabalho.

Aula 3 – Essa aula cobre conceitos básicos em análise do comportamento. Embora o foco seja teórico, os conceitos trabalhados são aqueles que terão utilidade no entendimento das técnicas exploradas em aulas posteriores.

Módulo II

Nesse módulo são descritos e discutidos e detalhados alguns aspectos técnicos do trabalho, incluindo procedimentos e instrumentos.

Aula 1 - Essa aula cobre o processo de avaliação de repertório e seu papel na seleção de objetivos mensuráveis da intervenção. Falamos sobre técnicas e instrumentos de avaliação bem como da forma que podemos usar seus resultados no trabalho que se segue.

Aula 2 e Aula 3 - Nessa sequência de duas aulas, exploramos algumas técnicas de importância destacada no tratamento da pessoa com autismo para o ensino de habilidades ausentes.

Aula 4 - Essa aula cobre aspectos técnicos da desaceleração e redução comportamental destacando os desafios e a importância desse trabalho.

Módulo III

Nesse modulo definimos e caracterizamos o plano individualizado de trabalho desde sua elaboração até sua implementação, acompanhamento e continuidade. O conteúdo desse modulo, completamente exclusivo, é essencial para que o participante consiga pensar a intervenção não apenas do ponto de vista técnico mas também gerencial otimizando, assim, seus resultados.

Aula 1 - Nessa aula, focamos nos passos iniciais do trabalho ao mesmo tempo que oferecemos um entendimento amplo e aprofundado do processo todo de elaboração de um plano de trabalho que prioriza o desenvolvimento do indivíduo levando em consideração suas condições individuais.

Aula 2 - Essa aula disseca o processo de seleção e definição de objetivos individuais, inserindo esses objetivos no contexto de um processo de intervenção interdisciplinar. Nessa aula, revelamos passo a passo, como compor uma grade de atendimento intensiva reduzindo o máximo possível seus custos.

Aula 3 - Nessa aula falamos sobre formas importantes e eficientes para se monitorar a evolução do repertório do indivíduo e avaliar os ganhos globais em relação as metas selecionadas.

Módulo IV

Esse módulo mostra e descreve os aspectos práticos do trabalho, destacando as nuances das diferentes faixas etárias e níveis de funcionamento e relevando também aspectos relacionados a capacitação e supervisão da equipe.

Aula 1 e Aula 2 - Nessas aulas, conduzimos o participante passo a passo no processo de elaboração e implementação do serviço para indivíduos de diferentes idades com diferentes necessidades.

Aula 3 - Essa aula cobre questões relativas a capacitação da equipe considerando o papel de cada um dentro dela. Além disso discute-se estratégias de supervisão e monitoramento da qualidade do trabalho.
Meca Andrade
Possui graduação em psicologia pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e mestrado em Applied Behavior Analysis - Northeastern University (2000).É doutoranda em Behavior Analysis pela Western New England University em Springfield Massachusetts. Trabalhou no New Engalnd Center for Children, em Massachusetts, por 15 anos entre 1996 e 2012 onde ocupou diversas posições. Obteve o BCBA em 2001, mantendo certifcação até 2013 quando reestabeleceu residência no Brasil. Antes disso tambem manteve residencia em Uganda onde trabalhou na mesma area por um ano. É psicologa registrada sob inscrição numero 6/116400 e trabalha nas áreas de: (a) análise aplicada do comportamebnto, (b) desenvolvimento atípico e (c) transtorno do espectro do autismo.

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

O curso é presencial?

Não, o curso não é presencial. Ele é 100% online! Você receberá a senha de acesso para a plataforma de alunos logo após realizar sua inscrição. Você poderá assistí-lo em seu computador, tablet ou smartphone. Sempre dentro das suas possibilidades de horário. Essa plataforma ficará disponível por um ano a contar da data da inscrição.

O curso é gravado? Posso assistir em qualquer horário?

Sim! O curso é todo gravado. Você pode assistí-lo em qualquer horário, onde estiver, bastando ter acesso à internet (não precisando instalar nenhum software).

O curso terá certificado?

Sim! Será emitido um certificado de participação do curso, atestando que assistiu ao conteúdo oferecido.

Qual a carga horária do curso?

O curso tem uma previsão de cumprir 12 horas de conteúdo em vídeo. 

CONTATO